![]() |
GTA 5: 8 fatos que você não conhece sobre o game |
Desde os bastidores até referências no jogo, até processos na vida real, Grand Theft Auto 5 é um jogo cheio de fatos divertidos que nem todos os jogadores conhecem.
Grand Theft Auto V é um dos jogos de vídeo mais vendidos de todos os tempos e isso significa que vem com alguns fatos fascinantes que são completamente desconhecidos para a maioria dos jogadores. Apesar de ter sido lançado há 10 anos, poucos jogos possuem tantos fatos pouco conhecidos quanto o GTA 5.
Como um dos jogos de vídeo mais vendidos de todos os tempos, o GTA 5 naturalmente tem milhões de fãs em todo o mundo, mas apesar de seu status como um jogo obrigatório, nem toda a história do GTA 5 foi positiva. Desde o impressionante até o controverso, estes são alguns dos fatos mais surpreendentes sobre Grand Theft Auto 5 que a maioria dos fãs não conhece.
8. GTA 5 foi um dia o Jogo mais Caro de Todos
Se alguma vez houve prova de que às vezes vale a pena gastar dinheiro para ganhar dinheiro, então é GTA 5. Logo após o enorme sucesso de outros títulos da Rockstar Games, como Red Dead Redemption e Max Payne 3, a Rockstar parecia disposta a investir pesadamente para tornar o mais recente lançamento de sua maior franquia um sucesso. No final, deu certo com GTA 5 se tornando um dos melhores jogos da Rockstar.
Com um orçamento combinado de 265 milhões de dólares, o orçamento de GTA 5 tornou-se o maior de qualquer jogo eletrônico na época de seu lançamento em 2013 (via IBT). Embora esse número tenha sido superado por títulos como Call of Duty: Modern Warfare 2 e Cyberpunk 2077, ele destaca a escala da produção do jogo e mostra como os desenvolvedores foram capazes de criar uma experiência tão ampla e acabada. Dado o quanto suas vendas superaram seu orçamento, o investimento evidentemente deu retorno.
7. O ator de Franklin em GTA 5 é primo do ator de CJ
Em uma reviravolta que quase sugere que interpretar um protagonista de GTA é algo que corre na família, surgiu em entrevistas em 2013 que Shawn Fonteno, que deu voz a Franklin em GTA 5, é na verdade o primo de Young Maylay (via IGN). A razão disso é uma coincidência épica é que Young Maylay, cujo nome real é Christopher Bellard, interpretou o protagonista C.J. no título favorito dos fãs GTA: San Andreas.
Apesar dos jogos estarem quase uma década distantes, as coincidências não terminam aí. Tanto GTA 5 quanto GTA: San Andreas apresentam a fictícia cidade de Los Santos, os únicos jogos da franquia a usar a localização, e ambos Maylay e Fonteno são rappers e também atores na vida real. Dada a sua conexão, é quase uma pena que não tenha havido uma interação entre os dois personagens no jogo.
6. GTA 5 é Maior do Que Vários Outros Jogos da Rockstar Juntos
Qualquer pessoa que já tenha jogado Grand Theft Auto 5 sabe que o mapa do jogo é enorme e a ambição que foi colocada na criação de Los Santos é uma grande razão para ser considerado um dos melhores jogos de tiro em mundo aberto já feitos. No entanto, a escala da sua ambição é reforçada com a revelação de que seu mapa é maior do que GTA 4, GTA: San Andreas e Red Dead Redemption juntos (via Game Informer).
O que torna esse fato particularmente surpreendente é que nenhum desses títulos parece pequeno quando está sendo jogado. Lançado apenas três anos antes, Red Dead Redemption foi um dos títulos mais ambiciosos da Rockstar Games até então, e o fato de poder ser costurado com outros dois títulos GTA e ainda ser menor do que GTA 5 é surpreendente. É uma lembrança de como o GTA 5 estabeleceu um novo padrão para mundos abertos em termos de escala.
5. GTA 5 Gerou uma Ação Judicial de Celebridades de Destaque para a Rockstar
Desde as suas representações de violência contra mulheres até uma cena de tortura notória, GTA 5 foi alvo de sua cota justa de controvérsia ao ser lançado, mas talvez a mais interessante tenha sido uma ação judicial de destaque que o jogo levou a Rockstar. Atores Lindsay Lohan e Karen Gravano, estrela de Mob Wives, tentaram processar a empresa por usar suas semelhanças no jogo (via Washington Post).
O caso de Gravano alegava que o personagem Andrea Bottino estava fortemente baseado nela, enquanto Lohan argumentava que os criadores do jogo usaram um modelo semelhante para imitar sua semelhança, mas ambos os casos foram descartados porque os criadores não usaram as semelhanças ou nomes reais das celebridades. Embora os atores pudessem ter esperado por um resultado mais favorável, a Rockstar conseguiu evitar qualquer ramificação legal neste caso.
4. Membros Reais de Gangues Ajudaram a Fazer GTA 5
Há muitas críticas válidas a serem feitas sobre o GTA 5, mas a falta de autenticidade não é uma delas. Os jogos Grand Theft Auto costumam ser elogiados pelo grau de pesquisa e comprometimento com os detalhes que são colocados na criação de seus mundos, mas a Rockstar superou a si mesma no GTA 5 ao escolher sua equipe de elenco. De acordo com a estação de rádio de Chicago WGN (via Polygon), os desenvolvedores optaram por membros reais de gangues em vez de atores profissionais de voz para oferecer uma experiência mais realista.
Segundo relatos, os desenvolvedores também permitiram que os membros de gangues contribuíssem com suas próprias opiniões sobre o roteiro, resultando em um produto final mais autêntico. Sua abordagem para o GTA 5 pode ter sido não convencional, mas evidentemente deu certo no produto final.