Considerando a enorme quantidade de quadrinistas e editoras, não é possível abranger todos os lançamentos. Portanto, essa lista não tem a intenção de listar os "melhores" quadrinhos de 2022, mas sim comemorar 8 dos muitos títulos que alegraram os leitores no país. Confira:
A Saga da Liga da Justiça
Em 2022, os leitor brasileiros tiveram a oportunidade de revisitar algumas das melhores histórias da Liga da Justiça. Como parte da coleção "A Saga de", a Panini começou a republicar a fase dos anos 90 da equipe, escrita por grandes nomes como Mark Waid (Reino do Amanhã) e Grant Morrison (Crise Final). Reunindo os sete membros principais, essa saga é conhecida por ter revitalizado a popularidade do time com histórias inesquecíveis que se tornaram referência quando se fala da Liga.
Supergirl: A Mulher do Amanhã
A Mulher do Amanhã mostra Supergirl questionando seu papel no universo. Durante esse momento de reflexão, ela aceita a missão de ajudar a jovem Ruthye a se vingar dos responsáveis pela destruição de sua casa e pelo assassinato de sua família. A história é uma aventura épica, emocionante e divertida, e se destaca especialmente pelo excelente trabalho artístico dos brasileiros Bilquis Evely e Mat Lopes.
Supergirl: A Mulher do Amanhã foi publicada no Brasil pela editora Panini.
Quarteto Fantástico - História de Vida
Aproveitando o sucesso de "Homem-Aranha: História de Vida", a Marvel solicitou uma versão centrada no Quarteto Fantástico. O quadrinho segue a mesma ideia de acompanhar o time enquanto eles envelhecem junto com o mundo real. Escrito por Mark Russell com arte espetacular de Sean Izaakse (Thunderbolts), essa história é uma homenagem ao rico legado da Primeira Família da Marvel cheia de momentos épicos e emocionantes.
Monstro do Pântano
A DC Comics renovou o Monstro do Pântano com estilo. Escrita pelo roteirista Ram V (Detective Comics), a nova fase apresentou uma nova versão da criatura em uma trama que reúne vários elementos que tornaram o personagem tão popular. Mesclando horror, responsabilidade como Guardião do Verde e mistérios, o título foi tão bem-sucedido que levou à encomenda de uma "segunda temporada" para ampliar o que foi originalmente concebido como uma minissérie. Monstro do Pântano volume 1 foi publicado no Brasil pela Panini.
Zona de Crise
Em 2012, Simon Hanselmann começou a produzir histórias cômicas com um humor corrosivo, focadas em personagens estranhos, como a bruxa Megg, Mogg, Coruja e Lobisomem Jones. Quase dez anos depois, quando o mundo parou devido à pandemia da COVID-19, o quadrinista levou esse elenco para um webcomic diário que registrou esse momento à sua maneira única. O resultado de um ano intenso de trabalho, o quadrinho ganhou um Prêmio Eisner e uma versão física em forma de livro, com cenas inéditas e comentários do autor.
Zona de Crise foi publicada no Brasil pela editora Veneta.
Nem Todo Robô
Nem Todo Robô acompanha a família Walter no ano de 2056, em que a humanidade delegou quase todos os trabalhos a robôs, que passaram a sustentar as famílias humanas. Vencedora da categoria Melhor Publicação de Comédia no Eisner 2022, esta sátira sci-fi agradou tanto a crítica quanto ao público, justificando a afirmação do brasileiro Mike Deodato Jr. dizendo que este é o "roteiro mais inteligente" que já recebeu.
Nem Todo Robô é publicado aqui no Brasil pela Comix Zone.
Miracleman Por Neil Gaiman & Mark Buckingham
Desde os anos 1990, a fase de Neil Gaiman (Sandman) na revista Miracleman estava incompleta. A Marvel possui os direitos do personagem desde 2012 e republicou as poucas edições da revista lançadas antes da falência da editora original, além de produzir as edições finais que concluem a "Era de Prata" do personagem.
A primeira parte de Miracleman Por Neil Gaiman & Mark Buckingham foi publicada no Brasil pela Panini.
Fade Out
A parceria entre o roteirista Ed Brubaker e o artista Sean Phillips continua produzindo excelentes resultados, e um dos destaques é Fade Out. No quadrinho, a dupla aplica sua habilidade no gênero policial na era de ouro de Hollywood. Inspirado na vida do tio de Brubaker, que era roteirista de cinema, Fade Out acompanha a investigação de uma morte suspeita no mundo luxuoso das estrelas.
Fade Out foi publicado no Brasil pela editora Mino.
Gostou destas recomendações de quadrinhos e histórias em quadrinhos? Então fique ligado no nosso blog, onde sempre trazemos novidades e dicas para os amantes desse universo. Não se esqueça de compartilhar suas opiniões e sugestões nos comentários abaixo. Até a próxima!